NOTÍCIAS
DECORAÇÃO
29.Setembro.2016
Como usar as cores a seu favor na decoração da casa
Ao abrir a porta de uma casa, as cores e a decoração podem revelar muito sobre a personalidade dos donos. É como uma roupa. E será que a sua casa passa exatamente o que você gostaria no momento, ou você está precisando de algo mais alegre, mais calmo ou mais ousado? Pensando nisso, veja 5 passos para você escolher a cor perfeita para pintar a sua casa. São diversos pontos que devem ser levados em consideração para a escolha certa.

Observe e analise o seu gosto pessoal, o estilo do imóvel, os móveis e a decoração
A primeira dica é levar em conta o seu gosto pessoal. Claro que junto disso, é importantíssimo prestar atenção no estilo do imóvel e também nas cores das portas, portões, janelas, móveis e decoração. Questione se você gosta de algo mais clássico e elegante ou se prefere o moderno, vibrante e despojado antes de escolher uma família de cor.

Escolha uma família de cor
Depois dos questionamentos acima, o mais importante é escolher a família de cor. De acordo com suas observações, pensa em azul ou amarelo? Laranja ou verde? Por exemplo: se a construção for moderna e com linhas mais retas, dá para ousar com algumas cores vibrantes. O mais comum é as pessoas preferirem cores neutras e off-whites. Ainda assim, é possível quebrar a monotonia usando cores mais fortes em detalhes ou partes de paredes.
A família de cor é divididas em 7 paletas: verde, amarelo, azul, vermelho, laranja, violeta e neutros. Com todas as considerações feitas acima, decida a família que mais te agrada e use uma cartela de cores de um fabricante de tintas para escolher o tom/base perfeita que irá te guiar. Veja qual cor sua casa combina e questione. Um verde mais claro ou um mais escuro? Um roxo mais para lilás ou beringela?

Facilite a sua visualização
Escolheu a cor base mas ainda está em dúvida? Tente fazer uma simulação de como o ambiente ficará antes. Baixe aplicativos que permitam pintar as paredes virtualmente e faça testes de cores nas paredes antes de pintar.

Decida qual técnica mais combina com a sua casa e com o seu estilo
Existem algumas técnicas de combinações infalíveis de cor segundo estudos, que podem ser usadas após a escolha da família de cor/tom base. É possível usá-las tanto dentro de casa quanto na fachada, ou seja: tom sobre tom, cores contrastantes, cores harmônicas, tríades e cores dinâmicas.

Tire suas dúvidas
Mesmo assim, há muita gente que fica inseguro ou com dúvidas. Não hesite em perguntar, pesquise. Vale conversar com aquele amigo arquiteto, com o vendedor de tintas na loja, entrar em blogs e sites para se inspirar.
Uma das dúvidas mais comuns é sobre a cor da fachada. Ela necessariamente deve combinar com a cor dentro de casa? Não. Ela deve combinar com o estilo da casa, com a cor dos portões, portas e janelas, levando em consideração o seu gosto pessoal. Nada impede também de ter a mesma cor fora e dentro, como nessa foto abaixo em que o vermelho acompanha o jardim interno. Tome cuidado apenas para a cor não ficar sobrecarregada por toda a casa.

Via Follow the colours
Construtora Arte LTDA.
Av. Salzano da Cunha, 939
Centro, Sananduva - RS
CEP: 99840-000
contato@construarters.com
Copyright 2021 © Todos os direitos reservados - CONSTRUARTE CONSTRUTORA ARTE LTDA. contato@construarters.com
Desenvolvido por